TVE e Escolas, uma relação a ser construída. Propostas para projetos entre as TVs Educativas e Escolas do Ensino locais

Palabras clave: televisão educativa, comunidade escolar, ABTU, ATEI, televisão universitária, interdisciplinaridade, Brasil

Resumen

A TV Educativa (TVE) brasileira é, dentro da comunidade ibero-americana, um segmento singular, variado e complexo. Esse trabalho tem como principal foco apenas uma de suas variáveis pouco explorada: a da relação entre as pequenas emissoras e a educação formal nas pequenas e médias cidades onde seus sinais alcançam. Resultado de uma ampla pesquisa, onde se detectou que há um enorme distanciamento entre as TVE e a escola local, aqui se encontram propostas de projetos interdisciplinares em que os profissionais da comunicação, em conjunto com os educadores, possam oferecer à população uma programação com um viés educativo e, ao mesmo tempo, de entretenimento. Tal trabalho também é resultante do processo de internacionalização das TVs universitárias brasileiras, dentro de uma perspectiva de cooperação pela comunicação e educação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Magalhães, C. M. (2017). TVE e escolas: 14 propostas para projetos entre as TVs educativas e escolas de ensino básico. Belo Horizonte: (no prelo).

Magalhães, C. M., Costa, I. F., & Magalhães, L. F. (2016a). Concepções sobre TVE e um estudo sobre as TVs Educativas e as escolas em Minas Gerais. In: E. (. Nagamini, Processos educativos na interface Comunicação e Educação (Série Comunicação e Educação) (pp. 67-82). Ilhéus/BA: Editus.

Magalhães, C. M., Costa, I. F., & Magalhães, L. F. (1 de mai/ago de 2016b). A TV Educativa brasileira é educativa? Um estudo das relações entre a TVE e as escolas locais. Revista Comunicação Midiática, pp. 126-141.

Ministério da Cultura. (2006). I Fórum Nacional de TV's Públicas: Diagnóstico do Campo Público de Televisão (Caderno de Debates) . Brasília: Ministério da Cultura.

Ramalho, A. (2011). Mapa da TV universitária brasileira: versão 3.0. Viçosa/MG: Anadarco.

Publicado
08-02-2016
Cómo citar
Magalhães, C. M. (2016). TVE e Escolas, uma relação a ser construída. Propostas para projetos entre as TVs Educativas e Escolas do Ensino locais. Revista De La Asociación Española De Investigación De La Comunicación, 3(5). https://doi.org/10.24137/raeic.3.5.9